O Cadastramento Ambiental Rural (CAR) é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais. A partir dele, é possível comprovar que sua propriedade está de acordo com o Código Florestal.
Possuir um imóvel cadastrado corretamente evita que você passe por várias complicações burocráticas. Preparamos uma lista com problemas que podem ocorrer com a falta do CAR, confira:
Procedimentos cartorários
Sem o CAR, o cartório de registro de imóveis não pode fazer nenhum procedimento na matrícula do seu imóvel e registro. Com isto, procedimentos como: averbação de compra e venda, retificação de área, desmembramento, entre outros, não podem ser feitos.
Sem o CAR, realizar operações de compra e venda se torna inviável.
Procedimentos bancários
De maneira semelhante, sem o CAR torna-se impossível fazer procedimentos bancários como: hipotecar a propriedade, pegar empréstimo, fazer processos de custeio junto ao seu banco, dentre outros.
Procedimentos administrativos
Nenhum processo administrativo pode ser feito junto ao órgão ambiental responsável pelo seu estado sem o CAR. Isto impede: processos de licenciamento, qualquer processo administrativo para intervenção ambiental – quer seja uma supressão ou corte de área isolada -, intervenção em Área de Preservação Permanente (APP), condução de processos de outorga de captação de recursos hídricos – quer seja subterrânea ou superficial, entre outros.
Não é possível fazer nenhum procedimento ambiental sem o CAR.
Para evitar qualquer uma dessas complicações, opte por fazer o seu cadastramento. Caso não saiba como, confira o processo neste post.
Você também pode assistir ao vídeo abaixo e tirar outras dúvidas sobre o cadastramento: